domingo, 1 de julho de 2012

Vídeos da Quinta Etapa do Projeto Interdisciplinar







 
É fundamental a participação dos jovens na Rio + 20:





Os jovens estão com tudo na Rio +20. Prontos para participarem de debates que visam buscas de atitudes mais sustentáveis ao nosso planeta.Os debates que  objetivam fortalecer as instituições de ensino, sejam elasescolas ou universidades, para que instituam em seus estabelecimentos a questão ambiental, através de atitudes conjuntas. Os jovens são vistos como como o centro das diretrizes curriculares para a educaçãoambiental(MEC) ,pois eles são os que mobilizam e transformam a sociedade.






 
Professor Marcos Sorrentine (LCF_ ESALQ_ USP PIRACICABA)





Professores  também estão participando da Rio + 20 , como vimos no vídeo acima , opinando sobre atitudes que deve haver para que alcancemos uma sociedade mais consciente e sustentável.No vídeo temos uma entrevista, breve, mas bem objetiva com a participação do professor Marcos Sorrentine da ESALQ,na USP de Piracicaba.




                                              



 Temos neste vídeo relatos de jovens da Escola SESC do Ensino médio (ESEM),  com ilustrações, sobre  o encerramento do evento " A Terra está inquieta".
Pesquisadores, ambientalistas, filósofos, professores, entre outros, debatem assuntos que abordam o tema sustentabilidade e citam os jovens como sendo a nova geração, portanto devem selar um compromisso pela luta de atitudes que os levem a resultados benéficos ao ambiente. O futuro do planeta está dependendo das atitudes que eles tomarão , desejos de mudanças e comportamentos que eles exercerão em se tratando de questão ambiental.







Este vídeo é super interessante,pois traz um comentário de um jovem brasileiro que teve a oportunidade de participar , fazendo uma pergunta muito valiosa e bem direta , durante a transmissão ao vivo da Rio + 20. A pergunta surpreendeu a todos e, antes de fazê- la , introduziu uma indagação para refletirmos: " Dificilmente alcançaremos desenvolvimento sustentável enquanto não houver uma educação individual das massas quanto ao assunto..." e por fim lançou a pergunta sobre como fazer para que tivéssemos em nosso currículo escolar uma disciplina que estivesse voltada à políticas de sustentabilidade e por que ainda não ocorreu , pelo menos aqui no Brasil.

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