Caxias(Rj).Professores da rede pública ressaltam a
dificuldade de se fazer um trabalho de educação ambi-
ental que integre as comunidades do entorno das es-
colas(foto:Carlos Ars/Flickr-CC BY-NC-SA 2.0)
Uma equipe de professores aproveitaram o futuro encontro sobre Desenvolvimento Sustentável(Rio + 20) como eixo para levar às escolas públicas do Rio de Janeiro um meio de debater juntamente com à Comunidade a questão ambiental.Dentre este grupo de professores está a Coordenadora Pedagógica Solange Lacorte e o Coordenador Pedagógico Fabrício Macedo.Ambos abordam as questões ambientais em escolas da Rede Pública Municipal do Rio de janeiro,planejando ações de concientização ambiental.Com a Rio +20,temas como:O Meio ambiente,Saúde e Inclusão Social estão sendo trabalhados com mais frequência nas escolas.Os professores estão buscando conhecimento sobre o assunto com o objetivo de trabalhar esta temática de grande importância.A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ofereceu uma palestra sobre "Saúde,Ambiente e Sustentabilidade:perspectivas para a Rio + 20",onde houve um debate no qual ficou claro que os professores estão dialogando entre si e trocando experiências para que possam incorporar maior reflexão sobre o assunto.A palestra promovida pelo Museu da Vida,da Fiocruz foi a primeira dos "Encontros de Educação,Ciências e Saúde",que irão ocorrer mensalmente até o final do ano.A plateia deste primeiro encontro foi formada em massa por Coordenadores Pedagógicos da quarta Coordenadoria Regional de Ensino que deixaram bem claro que a questão social se coloca como empecilho ao debate ambiental dentro das escolas públicas,pois na maioria das vezes o ambiente escolar não oferece condições adequadas de trabalho e nem proporciona bem estar aos alunos.A plateia questionou : " como trabalhar em conjunto com as comunidades que vivem no entorno da escola?".No momento foi citado o caso da coordenadora Solange que propôs em seu Projeto Político Pedagógico a interação da Comunidade de Manguinhos.a mesma reuniu seus professores e juntos foram conhecer a comunidade e deste passeio muitas coisas que os professores desconheciam as causas foram esclarecidas.Nesta palestra também surgiu a ideia da participação de alunos e professores na Cúpula dos Povos,com o objetivo de levar as atividades a este evento que será realizado junto à Rio + 20 e que terá a participação aberta ao público.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwx_H5g0idf3OE8DpHLTN49HzUYajOrcUHrodPbLZAleX5qh8pEGPKEf2GK1j56KdFKvWzrCsdBgwYZmkSVrQdcoHvuT499Q9tp0C40a3tZlZ2-XsgG89V9k5fH2noINOGnfa3RPJWcF8/s320/rio-20-chega02.jpg)
Ao discutir a inserção da saúde ambiental na Rio+20,
o palestrante Francisco Netto enfatizou a importânciada troca de experiências entre docentes para lidar com
questões socioambientais nas escolas(foto:Luanda Lima)
Este encontro ainda contou com a participação do Psicólogo Francisco Netto,assessor da Vice-Presidência de Ambiente,Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz.O mesmo citou a importância da atuação dos professores nestas causas,pois para ele "tudo começa com cooperação,diálogo e ações coletivas".Ele friza que a Rio + 20 vai fazer com que a sociedade abra os olhos para importantes questões,pois ele acredita na importância da relação entre os níveis político-governamental-educacional que vão fazer parte da Rio + 20 visando a formação básica de alunos.
Disponível em :cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2012/03/rio-20-chega-as-escolas
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