sexta-feira, 6 de abril de 2012

Conferência Rio+20 na visão do seu Assessor Extraordinário no Brasil




A conferência Rio+20, que acontece vinte anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco92),  tem como objetivo renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta (EBC, 2012).
A Conferência Rio +20, segundo seu Assessor Extraordinário no Brasil, Fernando Lyrio, é de uma importância fundamental, pois não é uma conferência de meio ambiente e sim de desenvolvimento sustentável. Isso implica tratarmos da mesma maneira as questões : inclusão social,conservação ambiental e desenvolvimento econômico. Os problemas ambientais são problemas de desenvolvimento, não tendo como você discutir a conservação ambiental, se não discutir inclusão social e desenvolvimento econômico. Crescer economicamente, gerando empregos e alimentos, requer infra-estrutura do mundo e essas questões envolvem conscientização e compromisso político.Um dos grandes problemas é a falta de compromisso político e social. O Brasil tem tido, recentemente, exemplos muitos bem sucedidos de desenvolvimento econômico com inclusão social. A questão Ambiental, também, tem sido contemplada no Brasil. Temos tido grandes avanços do ponto de vista da redução do desmatamento e isso sem afetar o desenvolvimento econômico. Existe uma discussão sobre mudança do clima global que não avança porque envolve interesses econômicos, que são difíceis de serem conciliados. Necessitamos ter um grande pacto global para decidirmos que tipos de desenvolvimento e economia queremos ter, pois isso significa rever padrões de consumo e de produção. Interessa um pacto que diminua essa divisão entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento. Precisamos de um sistema de cooperação internacional aprofundado e coerente. O Brasil é sede da conferência e vem se esforçando para ter resultados mais ambiciosos pois queremos deixar um legado, uma herança dessa conferência para a sociedade brasileira. O Brasil entra muito a vontade essa conferência, porque nós temos experiência em programas sociais governamentais que foram realizados, sem nenhum prejuízo para o crescimento econômico e que são exemplos para o mundo. Na Amazônia, no últimos anos, diminuímos o desmatamento a índices nunca vistos na história do país, sem qualquer prejuízo para o desenvolvimento das atividades econômicas. Tudo isso que o Brasil tem conseguido fazer é uma síntese do desenvolvimento sustentável, mas ainda temos grandes desafios, não só no Brasil, mas no mundo que necessitam do engajamento dos líderes mundiais.

Referência :

EBC, Empresa Brasileira de Comunicações. NBR entrevista: Conferência Rio+20 aborda desenvolvimento sustentável do planeta.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=g8Uz9hkX8iA>
Acesso em: 04/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário